A cura pela mente

Anunciantes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIETA E TERAPIA ORTOMOLECULAR, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

Qual o objetivo desde tratamento?

 Terapia Ortomolecular - tem como objetivo primordial restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Estes elementos,além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.

Por que o organismo se desequilibra? Como a terapia ortomolecular pode ajudar?


 O organismo é uma máquina que está permanentemente se produzindo. Durante este processo de produção podem surgir falhas, seja na chegada de matéria-prima (vitaminas, minerais, etc.), seja na própria integração de todo e qualquer sistema que compõe a máquina.Estes sistemas devem trabalhar de forma harmoniosa, como uma engrenagem. Estas engrenagens são os sistemas : NEUROENDÓCRINO, PSÍQUICO E IMUNE. Qualquer falha em algum ponto ou mecanismo desta máquina (ser humano) compromete toda a produção (vida), surgindo os defeitos (doença).

Por exemplo: uma pessoa deprimida tem mais chances de apresentar infecções recorrentes, já que uma falha no sistema psíquico leva conseqüentemente a alterações no sistema imune. Outro fator importante na gênese de várias enfermidades, como artrite e câncer, é a formação de radicais livres. Podemos entendê-los da seguinte forma: o organismo utiliza cerca de 98 a 99% do oxigênio que consumimos para produzir energia. A pequena parcela que sobra (1 a 2%) não participa do processo, formando as espécies tóxicas reativas do oxigênio - os radicais livres. Estes correspondem a átomos ou grupos de átomos com um elétron não emparelhado em sua órbita mais extena, sendo, portanto, muito reativos pois para recuperar o equilíbrio precisam 'doar' o elétron desemparelhado. Desta forma, combinam avidamente com as várias estruturas celulares do corpo, o que resulta em destruição e, conseqüentemente, em enfermidades. Entre estas podem ser citadas o câncer, osteoartrite, lúpus, enfisema e doenças cardio vasculares.




Portanto é um tratamento direcionado a recuperação do organismo num todo, seria como por a casa em ordem e de fato funciona. Não é mágica! É comer o alimento certo para tratar um problema específico. O médico verifica o  diagnóstico do seu problema e passa uma dieta direcionada para tratar a sua saúde.

Tratamento Completo


O tratamento ortomolecular completo começa com exames – do fio de cabelo, sangue, urina ou saliva – com o objetivo de avaliar a concentração de vitaminas e minerais no organismo. Com o resultado em mãos, o profissional elabora uma dieta personalizada e prescreve suplementos, na forma de cápsula, comprimido, pó ou injeção, para equilibrar todos os sistemas do organismo. O problema de um tratamento individualizado assim é o preço. Além dos custos com a consulta e os exames, que variam de acordo com o profissional, você pode gastar entre 80 e 500 reais por mês com os suplementos. É um investimento alto. Se você está muito acima do peso e não consegue reverter a situação, talvez só um atendimento personalizado possa ajudá-la. Do contrário, aposte nas mudanças saudáveis que o nosso cardápio lhe traz. Faz uma diferença e tanto! É claro que um exame de laboratório é mais exato, mas o organismo costuma dar sinais quando está sentindo falta de algum nutriente. Fique atenta a esses recados, compensando algumas carências usando o poder e o valor nutritivo dos alimentos.


Cozinhe a seu favor
A maneira de cozinhar e os utensílios usados na cozinha ajudam a preservar os nutrientes dos alimentos – detalhe importante na dieta ortomolecular. 

• Evite a ingestão de queijos, carnes gordas e frituras. A gordura acelera a oxidação dos alimentos no sangue.
 
• Cozinhe os alimentos no vapor ou no máximo a 100ºC (ponto de fervura da água). Muito calor também oxida os alimentos.

• Evite os utensílios de alumínio na cozinha. Os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar depositados na comida. Prefira panelas de vidro, inox ou antiaderentes. 


Aí você pergunta, funciona? Sim funciona.

Minha filha trata do LUPUS a 2 anos e  conseguimos ver resultados mais animadores após ela iniciar esta dieta a 1 mês e meio continua tomando os medicamentos específicos pra LUPUS, vez 5 pulsos de ciclofosfamida, toma  20 mg de prednisona, micofenolato mofetil, hemax pra anemia, entre outros.

Mas somente após iniciar a dieta ela teve melhora em vários exames  laboratoriais: Pressão arterial,Colesterol, FAN, PCR,VHS,anti-dna e até a perda de proteína, devido a nefrite lúpica proliferativa, melhoraram e muito. Apesar dela continuar tomando os remédios para LUPUS e para pressão arterial, o grande diferencial foi a dieta ortomolecular... Associada a grande boa vontade de minha filha de 14 anos e a fé, pois tudo temos que por DEUS na frente.
 Hoje em dia ela tem 65% dos rins e com a dieta não tem mais apresentado inchaço (causado pela perda de proteína e pela cortisona). Chegou a ter 20% dos rins antes da dieta e antes de iniciar o tratamento no Hospital das Clínicas. Inclusive emagreceu e até as estrias causada pelo corticóide clarearam...

A medida tomada foi cortar todo alimento que era considerado inflamatório. Ela ainda está se adaptando a dieta, às vezes fura, mas mesmo assim o resultado foi surpreendente imagine se estivesse fazendo certinho...

Aí vai as dicas dos alimentos que foram proibidos: Nenhum tipo de óleo, tudo que tenha trigo, leite e derivados,carnes vermelhas, galinha e ovos de granja (só pode caipira) batata, berinjela, milho, pimentão, pimenta, tomate, açúcar(de qualquer tipo) hoje ela usa frutose, frituras e refogados, glutamato monossódico, gordura hidrogenada e aspartame, tirou o sal da comida. Ela atende no Rio de Janeiro na Barra da Tijuca e em Angra dos Reis - RJ. O e-mail dela é: rabhamj@gmail.com
E como é uma experiência que está ajudando a controlar o LUPUS, o colesterol e a pressão arterial, achei válido partilhar com vocês.
Telefone do consultório:  (021)2429-6153 e celular: (021) 7830-6544 a consulta particular é R$ 330,00. 
Mas ela atende convênios também.
É difícil, mas é um sacrifício que vale a pena! 


Segue também a dica de um livro tratando sobre o assunto:



Nenhum comentário: